Sunday, May 4, 2014

Do trem ao tango (4/5/14)


Depois de 19 horas e meia de trem da década de 70, ou menos, chegamos a Da Nang. Acho que foi uma das maiores burrices que já fiz na vida. Aparamente é um programa que toda turista faz e fui na onda. O trem parava a cada cidade e ficava muito tempo nas estações. Além disso,
As vezes parava no meio do nada. Isso resultou num atraso de 3 horas. 

A viagem é tão longa que consegui acabar um livro que estava enrolando a meses e cheguei a 30% de outro. 

Durante a viagem confirmei uma suspeita que tive durante a estrada para Halong Bay. A agricultura deles está por todo lado, qualquer pedacinho de terra vago eles ocupam com comida ou pequenos lagos para criar peixes, é algo realmente impressionante. São milhares de pequenos produtores, acho que isso deve ser um dos motivos da comida ser tão barata. E nada mecanizado, não vi um trator. 


Para vocês terem uma idéia, no "passeio", em frente as fabricas que vi na estrada, existiam pequenas hortas. Outro fato curioso é que ao longo dos trilhos estão as casas e plantações, no horizonte as florestas, não sei qual o nível de preservação aqui, mas me pareceu grande. 

Da Nang é uma cidade completamente diferente de Hanói, muito mais nova, menos bagunçada e em plena expansão.

Nunca vi tantos hotéis por metro quadrado. Condomínios residenciais gigantescos e uma natureza que colabora com a beleza da cidade. 

Na entrada da cidade um parque nacional, no meio da cidade um rio bem cuidado com vários hotéis e restaurantes, uma praia bonita e tudo isso rodeado por montanhas. 

Nosso hotel ficava praticamente na praia, caminhando nao dava 5 minutos. Era novo em folha, cheirava a novo! Ate nossa recepcionista nao sabia muito bem inglês, ate ela era novata no ramo. 

Saímos em busca de comida, seguimos uma dica do tripadvisor e o restaurante estava fechado. Comemos uma batata frita num boteco e voltamos pro hotel para tomar um banho, eu estava podre. 

Descansamos um pouco, pegamos um taxi e fomos jantar. A beira do lago existiam inúmeros restaurantes e cafés. Pra variar, parecia que todo mundo estava na rua. Isso eh uma coisa muito banana dos vietnamitas, eles vivem na rua, a falta de violência ajuda isso. 

A cidade parece ser dividida em duas áreas, a margem do rio, aonde se concentram os principais hotéis e restaurantes e a praia, onde os novos hotéis se proliferam e alguns restaurantes. 

Outra percepção foi que a cidade está recebendo um investimento pesado, as novas ruas são largas, os prédios altíssimos e vários lançamentos de condomínios residenciais. Como existe um aeroporto internacional na cidade isso faz muito sentido. Além disso, parece que aqui é a cidade de veraneio dos vietnamitas mais abastados. 

Um fato curioso  foi o numero de cafés e bares passando futebol. Além disso, existe um estádio e vi alguns campos. O povo aqui realmente é fã de futebol. Outro "esporte" muito popular  na cidade é o bilhar, existem vários espalhados. 

Depois de um excelente jantar
ainda achamos um pequeno e simpático café, aonde eles fazem
seu próprio chocolate. Muito
bom por sinal. 

Antes de voltar para o hotel presenciamos uma cena peculiar. O pessoal estava dançando tango a beira do lago, tendo na língua local, surreal, postei um video junto com as fotos. 

Hora de dormir. Amanha o dia será cheio. 

No comments:

Post a Comment