Saturday, May 10, 2014

Um bocado de Vietnã

Esse post é um apanhado de coisas que observei durante a viagem mas não se encaixaram em nenhum dos outros posts, então vou fazer por meio de tópicos.

Trânsito: dava pra escrever um post só sobre o trânsito, em resumo é caótico, insano, lento mas todo mundo se entende. Motos não respeitam mão e contra-mão, motos não respeitam o semáforo, motos andam na calçada feito pedestre, enfim, completa ZONA. Vocês podem conferir aqui e aqui.

Motos sem retrovisor: acho que a moda aqui é não ter retrovisor na moto, os mais caretas usam 1 retrovisor, os que são MUITO caretas usam 2, mas essa última categoria praticamente não existe.

Casas finas: a maioria das casas em Hanoi eram bem finas, isso mesmo, as casas tinham a largura de um quarto, são todas coladas uma nas outras, a maioria não tem janela na lateral e geralmente tem 2 andares, além do térreo, que geralmente é um comércio. 

Vivem onde trabalham: é muito comum o dono do comércio morar em cima do comércio, é o que mais tem.

Pedágio: apesar de ser um país socialista várias estradas tem pedágio, segundo o taxista falante, umas estradas são do governo, outras privadas.

Pobreza: A maior parte da população do Vietnã me pareceu pobre (PIB Per capta Vietnã US$ 3.500 x US$ 11.000 Brasil) mas não vi tanta miséria, mendigos mesmo vi poucos. Acho que dificilmente alguém passa fome, a agricultura está por toda parte e a comida é muito barata.

Cozinha em casa: acho que os apartamentos são construídos sem cozinha, os vietnamitas fazem todas as refeições na rua. Os cafés, restaurantes e barraquinhas de comida estão sempre LOTADAS e tirando os restaurantes pra turistas, tudo é barato.

Café: o povo aqui é louco com café, você encontra café de tudo quanto é jeito, e o sabor do café daqui é bem diferente, além de ser normal usar blends de café.
Sempre estão na rua: continuação da observação acima, as ruas, praças e vielas estão sempre tomadas de gente. Jovens, adultos, idosos, crianças.  Parece que eles só vão para casa dormir, é impressionante.

Crianças soltas: as crianças aqui têm muita liberdade, mesmo com o trânsito INSANO elas ficam soltas brincando. Aquele mundo de gente passando pra lá e pra cá e os pequenos se divertindo. Vi também meninos de uns 6 anos voltando para casa sozinhos da escola. Mesmo com a pobreza o país não é violento.

Bandeiras: a bandeira nacional está por todos os lados, não descobri se é obrigatório ou opcional.

Plantações: como já disse em um dos posts, todo lugar é plantado, eles aproveitam qualquer pedaço de terra. É realmente impressionante.

Obras: o país é um grande canteiro de obras, quando não são grandes obras estatais, ou prédios gigantescos, são casas feitas por 2 ou 3 pedreiros.

Bem, se lembrar de mais alguma coisa, atualizo o post.

Só para concluir...

A viagem para o Vietnã valeu muito a pena, é um país fantástico, com um povo muito simpático e possui uma culinária excepcional.

A Ásia é realmente um lugar interessante para se conhecer, como não temos muitas referências asiáticas na nossa cultura tudo nos parece novo, estranho, diferente. Eles têm  um modo diferente de encarar a vida, e observar e viver um pouco disso é uma experiência muito gratificante.

Até a próxima viagem.

No comments:

Post a Comment